sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

MOLOTOF


Olá a todos, como prometi hoje vou dar a receita do molotof. É um doce simples e barato mas há quem não o consiga fazer, existem vários motivos para que a coisa corra mal. Desde a temperatura do forno ao tempo que o deixa a cozer. Esta foi-me ensinada por uma cozinheira das antigas,daquelas que faziam casamentos nas aldeias. E fica sempre bem. Espero que a vocês também.





MOLOTOF

15 CLARAS DE OVO
15 COLHERES AÇÚCAR
CARAMELO LIQUIDO


Coloque um tacho ao lume com água para fazer banho maria. Entretanto bata as claras em castelo, depois de estarem bem encasteladas junte o açúcar e bata até ficar firme. Junte um pouco de caramelo liquido até ficar com uma cor que goste. Quanto mais caramelo mais escuro fica. Se quiser pode deixá-lo sem caramelo. Acenda o forno para aquecer. Barre com manteiga uma forma redonda com buraco tapado e polvilhe-a de açúcar. Introduza depois o molotof à colherada com cuidado e de modo a preencher os espaços entre as colheradas para não ficar com buracos depois de cozido. Coloque a água a ferver num tabuleiro grande o suficiente para a forma ferver à vontade, coloque a forma no tabuleiro. Leve ao forno a cozer por 20 minutos. Apague o forno e deixe ficar mais 10 minutos. Retire então do forno e desenforme sobre um prato fundo. Decore com caramelo liquido ou se preferir com doce de ovos.



NOTA: o molotof leve sempre uma colher de sopa de açúcar por cada clara e o tempo de cozedura varia também conforme a quantidade é 2 minutos por cada clara sabendo que depois de apagar o forno ele ainda fica a acabar de cozer. Parece complicado mas não é.

Sem comentários:

Enviar um comentário