sábado, 16 de setembro de 2023

Pão de ló com cobertura de chocolate


 Na semana passada uma amiga pediu para lhe fazer um pão de ló com cobertura de chocolate. Embora tenha concordado em fazer achei que a cobertura iria "pesar" demasiado no bolo e este iria abater. Na minha opinião um glacê ficava muito melhor, mas não devemos criticar o que não conhecemos. Daí que procurei a receita de pão de ló da minha avó, o dela não abate pois leva claras e gemas por igual. Não é o tradicional mas é igualmente bom. Por isso a sugestão de hoje é um facílimo pão de ló com cobertura de chocolate.

Para fazer esta delícia precisamos de :
6 ovos
250 gr de açúcar 
150 gr de farinha
1 pacote de natas 
200 gr de chocolate de culinária 

Bate-se os ovos com o açúcar até duplicar de volume. Demora cerca de 10 minutos.
Depois, com a ajuda de uma espátula, vai-se envolvendo a farinha pouco a pouco. Tendo o cuidado de a peneirar antes.
Depois da farinha bem misturada nos ovos deita-se o preparado em forma previamente untada e polvilhada ou forrada com papel próprio para bolos.

Cobertura : Num tacho leve ao lume o chocolate e as natas em lume brando, mexendo sempre, até derreter o chocolate por completo. Deite sobre o bolo já morno. 

Nota: o bolo tende a baixar um pouco mas pode contrariar a gravidade não untando as laterais da forma ou quando terminar de cozer colocar a forma ao contrário para o bolo arrefecer fazendo pressão para baixo.

Sem comentários:

Enviar um comentário